Muitos não sabem, contudo há mais de três décadas o bairro de Bangu conta com uma biblioteca, ou melhor, uma bela biblioteca.
A  BEM-Bangu Cruz e Souza (Biblioteca Escolar Municipal de Bangu-Cruz e Souza),  foi criada pelo Decreto nº. 3281 de 09 de novembro de 1981 do então Sr.Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Dr. Júlio Coutinho, com o nome Biblioteca Regional de Bangu.
 
À época, a Biblioteca era uma grande aspiração da comunidade local, sendo concretizada através de uma ideia do Sr. Administrador Regional, Dr. Delton de Oliveira Manfrenatte e de seus auxiliares, que conceberam um conjunto integrado por Biblioteca, Salão de Arte, Auditório e minimuseu que se chamaria “Casa da Cultura”. Porém, com o passar do tempo restou apenas o espaço onde hoje se encontra a biblioteca. Sua inauguração aconteceu especificamente em 18 de dezembro de 1981.
Funcionando plenamente até hoje, a biblioteca de Bangu conta com mais de 9.500 títulos de diversos autores, dentre eles: Clarice Lispector, Ariano Suassuna, Mário Quintana, William Shakespeare, Machado de Assis, e vários outros.
 
A subgerente Nadir Lúcia Santos Carvalho que atua na biblioteca desde a inauguração comenta: “ Antigamente, antes do advento da internet, as pessoas vinham a biblioteca principalmente para fazer pesquisa, hoje somos um espaço aberto a qualquer tipo de público e leitor, e todos são muito bem-vindos.”
 
Algumas atividades culturais são realizadas na BEM-Bangu Cruz e Souza, tais como: Curso de Esperanto, Oficina de teatro, Curso de Inclusão digital para 3ª. idade, Oficina de audiovisual, Curso de Contador de Histórias, Hora do Conto e, quando solicitado por algum(ma) escritor(a), realiza-se tarde de autógrafos e palestras.
 
Para entrar em contato, basta acessar o Blog ou o e-mail da
ou através do tel. 3332-0675.
 
O endereço é: Rua Silva Cardoso, 349 – Bangu.
 
Agora, além do shopping e do calçadão, você possui mais um motivo para visitar Bangu.  
Seja bem-vindo!
Alexsandro Grola
 escritor, professor e colunista do Jornal Campo Grande.
Contatos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.