Ler para crianças desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo. A exposição constante à linguagem através da leitura contribui para o desenvolvimento do vocabulário, compreensão gramatical e habilidades de comunicação. A leitura abre portas para mundos imaginários, incentivando a criatividade das crianças.

O ato de ler cria um momento especial de conexão entre adultos e crianças. Aconchegar-se para ouvir uma história fortalece os laços afetivos, promovendo um ambiente seguro e acolhedor para o desenvolvimento emocional.
O livro Versando no Jardim, permite tudo o que foi descrito acima e ainda incentiva as crianças a adentrarem no mundo da jardinagem.
Na era digital, destaque a relevância de envolver as crianças na jardinagem torna-se crucial, ainda se for a partir da leitura.
Exploramos aqui sucintamente, os benefícios educacionais, físicos e emocionais que a jardinagem proporciona aos pequenos, cultivando não apenas plantas, mas também habilidades essenciais para a vida.
Além dos benefícios individuais, a jardinagem cria uma oportunidade única para a participação familiar. Pais e filhos podem compartilhar experiências significativas, fortalecendo os laços familiares enquanto trabalham juntos no cultivo do jardim, seja em vasos ou no chão.
Ao cultivar alimentos no jardim, as crianças aprendem sobre a origem dos alimentos, a importância de uma dieta saudável e desenvolvem uma apreciação pela nutrição. Essa prática contribui para a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância.
O livro *Versando no Jardim*é o primeiro da Coleção Jardim e Infância que convida as crianças para uma viagem que pode começar em 2024 e durar por toda a vida. Essa viagem se dá através da leitura de versos que contam como a horta e o jardim chegam em nossas vidas e convida as crianças a mexerem na terra.
A escritora e Mestra em Educação Selma Soares e com formação em Jardinagem, afirma que o livro foi escrito pensando na educação da primeira infância e àquelas crianças na fase de alfabetização e ressalta que as atividades voltadas ao plantio desenvolvem a autonomia das crianças pequenas.
Elas podem escolher as plantas, decidir onde plantá-las, planejar os cuidados tanto com o plantio e os cuidados pessoais,  como usar luvas para não machucarem as mãos e os materiais necessários para a prática segura. Além de melhor compreenderem sobre o ciclo da vida, conexão com a natureza e tantas outras aprendizagens.
A jardinagem proporciona uma experiência prática única, as crianças aprendem fazendo, experimentando diretamente as consequências de suas ações, o que reforça a compreensão prática do mundo ao seu redor.
A autora desenvolve projetos que associam a leitura e o plantio em escolas, ONGs entre outras instituições, interagindo com crianças,  famílias e educadoras da infância, afinal ” ler e plantar são sinônimos de bem estar”.
 
Para saber mais, siga no Instagram @selmmasoares2503 ou pelo email selmmasoares@hotmail.com
link do livro
Obra Literária: Versando no Jardim
Ano 2023
Editorial Casa Kids
Autora Selma Soares
Ilustradora Laura Zanon