Uma nova obra chega para enriquecer o universo da Educação Especial no Brasil. Escrito pela neuropsicopedagoga Renata Guimarães, o livro “A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM DO AUTISTA” propõe uma abordagem inovadora sobre o uso da música como ferramenta terapêutica e pedagógica no processo de desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Voltado a educadores, terapeutas, pais e profissionais da saúde, o livro convida o leitor a descobrir o poder transformador da música no estímulo de habilidades cognitivas, afetivas e sociais em crianças neurodivergentes. Mais do que teoria, a obra nasce da prática de quem vive a Educação Especial todos os dias, com sensibilidade, escuta e compromisso com a inclusão.

Renata Guimarães atua há 16 anos na Sala de Recursos Multifuncional da Escola Especial Elis de Fátima Zem, em Pinhais (PR). Com ampla formação acadêmica, é graduada em Magistério e Pedagogia, e possui especializações em Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia, Educação Especial, Música e Cognição, Transtorno do Espectro Autista, Neurociência e Física da Consciência, e Neurociência da Aprendizagem. Atualmente, também cursa Fonoaudiologia, ampliando ainda mais sua visão interdisciplinar sobre o desenvolvimento humano.

“O livro nasceu da escuta, da prática e da paixão pela Educação Especial. A música é uma linguagem que toca onde as palavras não alcançam. Quando bem aplicada, ela pode abrir caminhos incríveis no cérebro da criança autista”, afirma a autora.

Além de compartilhar fundamentos científicos e estratégias práticas, a obra oferece relatos de experiências, exercícios e sugestões para aplicação em contextos educacionais e clínicos. O objetivo é democratizar o conhecimento e empoderar famílias e profissionais que convivem com o autismo no dia a dia.

O livro está disponível no site www.paginasautenticas.com.br, onde pode ser adquirido diretamente. Uma leitura essencial para quem acredita que aprender também é sentir — e que a música pode ser a ponte entre mundos diferentes.

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