Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é realizada entre os dias 21 e 28 de agosto
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece anualmente durante os dias 21 e 28 de agosto, já é realizada desde 1964, mas em 2017 foi sancionada a Lei 13.585 que torna essa data oficial. O objetivo dessa semana é debater e refletir, junto à sociedade, sobre o direito de igualdade para que a inclusão aconteça de fato e combater o preconceito e a discriminação.
A cada ano um assunto é escolhido para ser trabalhado e este ano o tema é “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, visando mostrar a importância da participação da família no cumprimento e criação de políticas públicas que atendem as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Durante a semana são realizadas diversas ações em todo o país para que a sociedade entenda a importância de promover a melhora na qualidade de vida das milhares de pessoas que possuem alguma deficiência e suas famílias.
“A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência é um símbolo de mobilização. Um espaço que marca a luta das pessoas com deficiência intelectual na busca por garantia de direitos”, destaca Vanderson Pedruzi Gaburo, presidente da Federação das Apaes do Espírito Santo.
O que é deficiência intelectual e múltipla?
A deficiência intelectual não é uma doença, e sim uma limitação nas habilidades mentais gerais, e pode ser percebida quando há dificuldade em situações consideradas comuns, como a comunicação, interação social, leitura, escrita, memória, dentre outras.
A pessoa que possui esse tipo de deficiência deve ter um acompanhamento multidisciplinar em diversas áreas, sobretudo saúde, educação e assistência social, para que seja ofertado um tratamento de acordo com a necessidade de cada um, e que deve contar com diversos profissionais, como terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e outros especialistas que conforme for necessário.
A deficiência múltipla é quando há duas deficiências ou mais simultaneamente, sejam elas intelectuais, físicas ou ambas combinadas.